Robôs

Os robôs que os alunos terão oportunidade de testar e realizar diversas atividades são:


Robô Botley

É um excelente robô para ser usado por crianças de várias idades. É tão fácil codificar que crianças a partir dos 4 anos podem resolver alguns dos desafios incluídos no Guia de Atividades. Como é fácil de usar, as crianças mais velhas sentem-se à vontade para o experimentar, aumentando a dificuldade nos desafios.


Robô Bubble

É o novo robot inteligente da Clementoni ,que irá introduzir a criança ao mundo da programação através do desenho, de uma forma fácil e intuitiva. Para desenhar com o Bubble, basta pressionar os pontos no teclado; a sequência dos botões selecionados irá criar um desenho que o robô irá depois desenhar em papel. As cartas incluídas ajudarão a criança durante a fase inicial da aprendizagem da programação, mas existem inúmeras combinações para desenhar. A app gratuita contém uma área que permite ao aluno criar novas figuras geométricas para o Bubble desenhar, para além de uma atividade tipo tangram.


Robô Matlab

O Matatalab é um robô dirigido a alunos de entre 4 a 9 anos. É uma ferramenta de programação tangível baseada em blocos que permite que os alunos movam um robô através de um ambiente por meio de uma torre de comando e placa habilitada para Bluetooth.

Os blocos tangíveis “Coding Like ABC” da Matatalab permitem que os alunos realizem e demonstrem habilidades do século XXI, aprendendo através do jogo. Com essa ferramenta educacional, os alunos aprendem e brincam de forma tátil sem a necessidade de um tablet ou de uma aplicação. Estudantes muito jovens podem beneficiar desta ferramenta, pois não requer habilidades de leitura para o sucesso.


Robô Sphero BOLT

BOLT é um robô em forma de esfera que permite desenvolver a criatividade dos alunos, bem como experimentarem o poder da programação. A matriz de luz LED 8x8 do BOLT permite a programação do robô para exibir caracteres, gráficos vetoriais, dados de sensor ou jogar jogos na própria matriz. O Sphero BOLT também pode comunicar com outros BOLTs usando comunicação infravermelha 360 °.


Robô DOC

DOC é um robô Educativo que fala e que pode acompanhar os alunos no seu estudo ajudando a resolver problemas e a pensar logicamente. Ensina as letras, números, cores e nomes dos animais. O DOC aproxima os alunos da Robótica Educacional de uma forma divertida e criativa. Pode ser programado para seguir rotas ajudando os alunos a desenvolver as suas habilidades de lógica e de resolução de problemas.


Robô Edison

É um robô que permite aos alunos programar em três linguagens diferentes, de acordo com as suas competências, trabalhando desde a codificação drag-and-drop baseada em ícones, passando pela codificação baseada em blocos, até à programação baseada em texto; foi projetado para ser um recurso de ensino STEM completo, que permite trabalhar codificação e robótica com alunos dos 6 aos 16 anos de idade. É compatível com as peças de robótica do Lego Mindstorm, permitindo criar diversas possibilidades de formatos.


Robô Thymio

É um robô educacional de código aberto projetado por investigadores da EPFL, em colaboração com a ECAL, e produzido pela Mobsya, uma associação sem fins lucrativos cuja missão é oferecer jornadas STEAM abrangentes e envolventes para alunos de todas as idades. As linguagens de programação oficiais do Thymio são: VPL, Scratch, Blocky e Aseba Studio.