Atividades
Algumas das atividades que serão propostas aos alunos:
ORIENTAÇÃO
Labirintos dinâmicos
Programar o robô com uma sequência de movimentos que permita percorrer o labirinto.
GEOMETRIA
Figuras geométricas planas
Programar o robô para desenhar:
Triângulos
Hexágonos
Quadriláteros
MATEMÁTICA
Adição, subtração, multiplicação e
divisão
Programar o robô para percorrer um caminho cujo resultado seja:
13
6
4
ESTUDO DO MEIO
Sistema solar
Programar o robô para recolher o lixo e colocar no recipiente correto.
PORTUGUÊS
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
Programar o robô para encontrar sinónimos e antónimos de palavras dadas.
PROGRAMAÇÃO
Seguir linha
Programar o robô para seguir a linha.
PROGRAMAÇÃO
Seguir a luz
Programar os robôs para seguir a luz, e com o apoio de duas lanternas, criar uma corrida em que o vencedor é quem quem chegar primeiro à meta.
PROGRAMAÇÃO
Luta Sumo
Programar dois robôs para que se empurrem mutuamente para fora do círculo, vencendo quem fica no interior.
COMBINATÓRIA
Caminhos
Investigar quantos caminhos diferentes existem entre as duas quadrículas coloridas, apenas com os movimentos F (frente) e C (cima) do robô.
GRAFOS
Caminho Euleriano
Programar o robô para desenhar a figura, percorrendo cada aresta uma única vez.